Segurança em Greve?
No fim do ano passado, mais precisamente em Outubro, a cidade de São Paulo presenciou uma situação curiosa: um enfrentamento entre policiais. O choque ocorreu quando a polícia militar tentou coibir uma passeata promovida pela policia civil que naquele momento estava em greve em protesto aos baixos salários e às baixas condições de segurança do efetivo.
Depois de um ano a situação não foi plenamente resolvida e a possibilidade de uma nova paralisação parece cada vez mais perto de tornar-se fato. Ninguém melhor do que alguém que conheça a realidade paulistana para discutir a situação. Portanto, com a palavra, Guilherme Pugliese.
Começo com uma pergunta: a greve policial é plausível tendo em vista que cabe a polícia o dever de manter a ordem? Quero dizer: imagina o que aconteceria se todas as entidades com esse dever resolvessem entrar em greve?
Refleti sobre ocorrido em São Paulo, e me perguntei se realmente é possível, em um País onde as forças policiais trocam tiros com bandidos em plena luz do dia, onde incursões de tropas como o BOPE no Rio de Janeiro e a ROTA em São Paulo serve de modelo de treinamento urbano até para a SWAT, ficar, seja por um dia, sem policiamento, visto que é senso comum a carência de efetivo nas ruas das grandes cidades.
Mesmo ciente da situação precária que permeia a vida profissional de um policial brasileiro, gostaria de terminar o post chamando atenção para uma frase do Hino do Batalhão de Choque do Rio de Janeiro:
"Se na paz a missão que nós temos é zelar pela ordem e a tranqüilidade"
A questão a ser discutida é: a Greve Policial deveria ser coibida e/ou proibida ou essa medida fere o direito do trabalhador de poder reivindicar por melhorias?
Guilherme Pugliese
Abaixo, um vídeo do confronto ocorrido no ano passado.
po galera ninguem comentou eu resolvi comentar!!!!
o problema é o seguinte,é do consenso de todos que reinvindicações por melhorias são sempre válidas porém eu acredito que é inviável uma entidade que bate de frente com bandidos fique sem trabalhar por 1 dia,pois se eles não nos protegerem nosso país viraria um velho oeste onde cada um teria sua arma e que resolveríamos as coisas com os chamados duelos,ou seja sem um regente que mantém a ordem nós não saberíamos viver em paz!!!!
essa é minha opinião um abraço a todos e um agradecimento especial ao igor por abrir esse espaço (sem conotação sexual) para que possamos expressar nossa opinião também!!!
um forte abraço
guilherme
Eu tambem estava esperando mais opiniões para falar.
A greve na policia ou em qualquer agente mantenedor da ordem é uma questão delicada.
De um lado temos as consequencias obivias a que uma greve acarretaria. Por outro temos a sacanagem que o governo faz com trabalhadores que arriscam suas vidas todos os dias no cumprimento de seu dever.
É obvio que esses caras deveriam ser melhor recompensados. Até mesmo porque um dos fatores que corroboram com a corrupção na policia é exatamente a falta de um sistema estrutural que garanta a sua segurança no âmbito do trabalho.
Por outro lado, um cara que hoje queira entrar para a policia, o faz por dois motivos: altruísmo ou interesse. Sabemos que este interesse não é pelo "grande salário" oferecido pelo Estado.
Por isso a questão é tão delicada. Infelizmente parece que o fator menos atenuante na discussão é a segurança pública, que deveria ser considerada uma prioridade crítica por todos os envolvidos: desde o Estado até nós mesmos - passando pela policia, é claro.
O assunto exposto foi otimo Guilherme, e o espaço do Ordem estará aberto sempre que você (ou qualquer pessoa) quiser enriquecer este espaço com assunttos pertinentes como este.
Igor André
No meu ponto de vista o problema da policia vai mto alem da possibilidade de fazer greve ou não...
eu sinceramente vou contra a greve pra essse tipo de coorporação que prestão serviços basicos, não só a policia mas tbm medicos e bombeiros...
porem a carga de serviço é massiva é praticamente irreal uma pessoa sobreviver e efetuar com dignidade o trabalho de um Policial por exemplo numa escala de 24x48 e em cidades como Cabo frio e região essa demanda de serviço aumenta em epocas de temporada, pois alem de escala extras o policial faz "segurança" pessoal parea algumas pessoas e instituçoes pra que possa dar um final de ano digno para a familia...
sem duvida o ideal alem de melhoria salarial seria tbm uma melhor especialização, pois hj em dia pra ser soldado da PM no RJ necessita apenas fazer uma prova de POrtugues e matematica de nivel basico e fazer um curso de 6 meses, onde na maioria das vzs não sai preparado o suficiente pra exercer esse tipo de função!
Alem de salario Digno eles merem uma expecialização conciente, e um acompanhamento psicologio pois a carga negativa e psicologia presente em qm trabalha com segurança publica é absurda podendo levar facilmente a estafa e até alguns transtornos psicologicos ligados ao estresse!
parabens ao Guilherme pelo txto e ao Igor pelas adptações!
bjus
Postar um comentário