"Antes de mudar o mundo, mudar a gente. Ajuda pra caramba..." (Renato Russo)

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Segurança em Greve?

No fim do ano passado, mais precisamente em Outubro, a cidade de São Paulo presenciou uma situação curiosa: um enfrentamento entre policiais. O choque ocorreu quando a polícia militar tentou coibir uma passeata promovida pela policia civil que naquele momento estava em greve em protesto aos baixos salários e às baixas condições de segurança do efetivo.

Depois de um ano a situação não foi plenamente resolvida e a possibilidade de uma nova paralisação parece cada vez mais perto de tornar-se fato. Ninguém melhor do que alguém que conheça a realidade paulistana para discutir a situação. Portanto, com a palavra, Guilherme Pugliese.


Começo com uma pergunta: a greve policial é plausível tendo em vista que cabe a polícia o dever de manter a ordem? Quero dizer: imagina o que aconteceria se todas as entidades com esse dever resolvessem entrar em greve?

Refleti sobre ocorrido em São Paulo, e me perguntei se realmente é possível, em um País onde as forças policiais trocam tiros com bandidos em plena luz do dia, onde incursões de tropas como o BOPE no Rio de Janeiro e a ROTA em São Paulo serve de modelo de treinamento urbano até para a SWAT, ficar, seja por um dia, sem policiamento, visto que é senso comum a carência de efetivo nas ruas das grandes cidades.

Mesmo ciente da situação precária que permeia a vida profissional de um policial brasileiro, gostaria de terminar o post chamando atenção para uma frase do Hino do Batalhão de Choque do Rio de Janeiro:

"Se na paz a missão que nós temos é zelar pela ordem e a tranqüilidade"

A questão a ser discutida é: a Greve Policial deveria ser coibida e/ou proibida ou essa medida fere o direito do trabalhador de poder reivindicar por melhorias?

Guilherme Pugliese

Abaixo, um vídeo do confronto ocorrido no ano passado.


3 Comentários:

Unknown disse...

po galera ninguem comentou eu resolvi comentar!!!!
o problema é o seguinte,é do consenso de todos que reinvindicações por melhorias são sempre válidas porém eu acredito que é inviável uma entidade que bate de frente com bandidos fique sem trabalhar por 1 dia,pois se eles não nos protegerem nosso país viraria um velho oeste onde cada um teria sua arma e que resolveríamos as coisas com os chamados duelos,ou seja sem um regente que mantém a ordem nós não saberíamos viver em paz!!!!

essa é minha opinião um abraço a todos e um agradecimento especial ao igor por abrir esse espaço (sem conotação sexual) para que possamos expressar nossa opinião também!!!

um forte abraço
guilherme

Ordem no Caos disse...

Eu tambem estava esperando mais opiniões para falar.

A greve na policia ou em qualquer agente mantenedor da ordem é uma questão delicada.

De um lado temos as consequencias obivias a que uma greve acarretaria. Por outro temos a sacanagem que o governo faz com trabalhadores que arriscam suas vidas todos os dias no cumprimento de seu dever.

É obvio que esses caras deveriam ser melhor recompensados. Até mesmo porque um dos fatores que corroboram com a corrupção na policia é exatamente a falta de um sistema estrutural que garanta a sua segurança no âmbito do trabalho.

Por outro lado, um cara que hoje queira entrar para a policia, o faz por dois motivos: altruísmo ou interesse. Sabemos que este interesse não é pelo "grande salário" oferecido pelo Estado.

Por isso a questão é tão delicada. Infelizmente parece que o fator menos atenuante na discussão é a segurança pública, que deveria ser considerada uma prioridade crítica por todos os envolvidos: desde o Estado até nós mesmos - passando pela policia, é claro.

O assunto exposto foi otimo Guilherme, e o espaço do Ordem estará aberto sempre que você (ou qualquer pessoa) quiser enriquecer este espaço com assunttos pertinentes como este.

Igor André

Unknown disse...

No meu ponto de vista o problema da policia vai mto alem da possibilidade de fazer greve ou não...
eu sinceramente vou contra a greve pra essse tipo de coorporação que prestão serviços basicos, não só a policia mas tbm medicos e bombeiros...
porem a carga de serviço é massiva é praticamente irreal uma pessoa sobreviver e efetuar com dignidade o trabalho de um Policial por exemplo numa escala de 24x48 e em cidades como Cabo frio e região essa demanda de serviço aumenta em epocas de temporada, pois alem de escala extras o policial faz "segurança" pessoal parea algumas pessoas e instituçoes pra que possa dar um final de ano digno para a familia...
sem duvida o ideal alem de melhoria salarial seria tbm uma melhor especialização, pois hj em dia pra ser soldado da PM no RJ necessita apenas fazer uma prova de POrtugues e matematica de nivel basico e fazer um curso de 6 meses, onde na maioria das vzs não sai preparado o suficiente pra exercer esse tipo de função!
Alem de salario Digno eles merem uma expecialização conciente, e um acompanhamento psicologio pois a carga negativa e psicologia presente em qm trabalha com segurança publica é absurda podendo levar facilmente a estafa e até alguns transtornos psicologicos ligados ao estresse!

parabens ao Guilherme pelo txto e ao Igor pelas adptações!
bjus

Eu?

Minha foto
Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brazil

::: O que vejo por aí...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO