"Antes de mudar o mundo, mudar a gente. Ajuda pra caramba..." (Renato Russo)

domingo, 20 de dezembro de 2009

Me segue no Twitter?


Não, o título do post não é pra você necessariamente me seguir no Twitter, embora se você quiser fazê-lo é só clicar aqui hehe.

O objetivo é tentar refletir um pouco sobre esta ferramenta que cada vez mais cai nas graças do povo brasileiro. Se você é como eu e ainda não entendeu muito bem a mentalidade que está sendo criada pelos brasileiros a cerca da “pomba azul” então vem comigo...

Antes. Tenho certeza que o meu leitor inteligente já subentende que o que será exposto aqui trata-se de conjecturas sobre alguns usuários do Twitter, talvez a maioria, mas não todos eles. Alem disso, são apenas idéias. Se certo ou errado, prefiro que você me diga.

Fechou? Vamos nessa...


Eu sinceramente já não lembro quando ou onde foi a primeira vez que eu ouvi falar no tal site em que você podia “falar qualquer coisa” em no máximo 140 caracteres. Mas lembro bem da minha reação: “Tá. Grande coisa. Qualquer um pode fazer isso através de um blog sem a limitação de 140 carcateres”. Desde então eu esqueci do tal Twitter.

Depois de algum tempo comecei a reparar no fenômeno que você já deve conhecer. Ouvia de um número cada vez maior de pessoas o diálogo de menos de 140 caracteres:

“-Vc tem Twitter?

-Tenho.

-Me segue. Eu to como ‘@qualquecoisa’”.

Eu ainda não sabia o que tinha de interessante, mas, óbvio, dada a minha curiosidade sem limites, eu fui pesquisar o que diabos as pessoas costumavam dizer em 140 letras (+espaço) e o que vi foram coleções de “frases de MSN”, próprias ou dos outros. Se você me conhece o mínimo deve ter idéia do que eu pensei daquilo a hora.

Mais algum tempo até que a uns 4 meses atrás, quando estava pensando em trazer o Ordem de volta a vida, eu me liguei que eu podia utilizar os 140 char’s para fazer propagando do blog, receber o retorno do pessoal e poder responder mais de perto os comentários.

Eu sei que agora você deve está imaginando “dãããã...ele inventou a roda em pleno século XXI”, mas, sem sacanagem, que eu pensei em utilizar o Twitter pra isso sem saber que no fundo ele é JUSTAMENTE pra isso.

Sério, pode até chamar de burro, mas eu não tinha me ligado na grande quantidade de pessoas públicas de qualquer esfera, sejam lojas, autores, blogueiros, pastores, personagens de ficção científica e tudo o mais, usam a ferramenta como uma forma de se aproximar de seu público (e para fazer o público se aproximar entre si) e não simplesmente para divagar idéias sobre o tempo ou pra falar de coisas super importantes para os outros, como “o Guilinguisinho tava muito fofo hoje” ou “Finalmente perdi a virgindade”.

Como disse ainda no início, não quero aqui dizer a maneira certa de utilizar a ferramenta. Claro que você, como eu, pode ser um “ilustre desconhecido” que queira de alguma forma registrar seus pensamentos. Até aí, beleza. Você pode usá-la da maneira que quiser. Mas pense bem antes de tornar o Twitter mais um lugar para as pessoas saberem (e tentarem tomar conta) da sua vida.

Pense nisso!

I.A.

12 Comentários:

Anônimo disse...

Pois é, Igor, também uso o Twitter para o blog, apenas para o blog, até por que, não tenho paciência pra ficar de ti ti ti com 140 caracteres com quem quer que seja. Nem MSN eu aguento. Envio os meus textos pra lá e sempre me dá algum retorno, nada estratosférico, mas alguma coisa sempre rende, rsrsrs.
Aliás, estou te seguindo por lá rsrsrs.

Beijos de domingo e pra semana!

Macaco Pipi disse...

O TWITTER É A COISA MAIS FÚTIL QUE INVENTARAM...
AS PESSOAS SÓ QUEREM TER QUANTIDADE PRA SE EXIBIREM.

FATO É QUE EU USO APENAS PRA DIVULGAR O BLOG, OU SEJA, SEGUE QUEM GOSTA DO MEU BLOG, CERTO?

SERIA O CERTO, MAS ACHO QUE MUITOS ME SEGUEM PRA VER SE VOU SEGUI-LOS TAMBÉM...COISA QUE NÃO FAÇO, SÓ SE ME INTERESSAR.

PROVA DISSO TUDO É QUE A QUANTIA DE VISITAS NO MEU BLOG QUE VEM DO TWITTER É UM NUMERO MUITO IRRELEVANTE, A PONTO DE EU JÁ ESTAR DESISTINDO DE TWITTER.

MUITO TOSCO! FÚTIL E BANAL.

Isllane Letícia disse...

Olha, eu já tentei ter Twitter, só que é tão insignificante, ao menos pra mim, que esqueci até a senha. Acho uma perda de tempo imensa, apesar de que tenho orkut e é bem parecido o método de comunicação, mas enfim... Concordo com o que dissesse e adorei seu blog, bem crítico e analítico.
Visitarei mais vezes, vou até virar seguidora. ;]
Segue-me também?
:*

Pedro Prado disse...

Heeeey....
Eu tenho um grau de revolta desse passarinho azul!!
Twitter é tosco , pra quem não tem o que fazer ( isso é pra pessoas que contam a vida inteira...Ahh vou no banheiro , to comendo e coisas assim)..Não tenho twitter , já não sou muito fã de Orkut ....Hehhehehe
=)

Unknown disse...

Twitter é uma febre.
Maas eu gosto da "pomba azul".
Criiei o meu a pouco tempo, e quase não sei muita coisas...
Beem na verdade ele por muitas vezes me parece tosco, mas é bom.
Se vc me entende?
Obriigada pelo seu comentário, e sobre o templante eu não foi eu que desenvolvi, fico feliz por vc ter gostado da minha listinha.
Seeu blog tambéem é muito bacana.
Espero por mais vezes a sua visita.
Pra que eu possa sempr retribuila.
Abraço.

Viiii disse...

Humm, pois é. Isso que aconteceu com você (a incrível idéia de usar o twitter a favor do seu blog) aconteceu comigo também a pouco mais de um mês. Para mim, não houve nada de retorno nesse sentido. E sobre algumas "personalidades" que sigo, só me fizeram perceber como existe gente fútil e sem o que fazer nesse mundo! Porém, pior do que esses, são aquelas pessoas que ficam prestando atenção/acompanhando a todo esse besteirol.
O que me leva à conclusão que a maioria das ferramentas construídas por aí, são feitas com objetivo de serem úteis para a população. No entando não apenas por uma questão cultural, mas também por influência de vários fatores externos (como a mídia), a maioria das pessoas não consegue tirar o melhor proveito do que aquilo pode oferecer. Esse não é o primeiro caso e também não será o último. Mas é importantísso nós começarmos a tomar consciência dessas peculiaridades para poder selecionar melhor o que vamos aderir e qual a melhor maneira de utilizá-los.
Muito bom questionamento este que você levantou! E muito obrigada por seu comentário lá no blog.
Bjos, e boa semana

PinUp Crazy disse...

eu naum sei mexer no twitter
aff
obrigada pela visitinha vc sempre é bem vindo
bjs

Anônimo disse...

Olá, meu lindo, passando aqui pra pegar seu link e colocar no Afrodite. Aproveito pra te desejar uma ótima noite, sonhe com os anjos (ou anjas) incandescentes, cheio de estrelinhas em volta. Sobre o Natal? Me perdoe, mas não curto essa coisa de felicitações. Não faço isso com ninguém. Beijos, querido! O Ordem no Caos vai comigo pra lá.

Moderação LDB disse...

twitter é uma bosta, é pra gente desocupada :P

UASUHASUHSUHSAUHSUHSHUHUSAA

sério, nada a ver :D

Marcos Vinícius disse...

eu uso o twiter mais vou la 1 vez por semana vou la pra limpar deve tar cheio de teias rsrsrsrsrs

http://atualizadof5.blogspot.com/

Rodz Online disse...

ODEIO Twitter e todos aqueles desocupados que narram cada segundo de suas vidas lá...

"Vou ao banheiro", "Vou tomar banho"

ah, tenha paciência...vai tomar caju!!!

abçs

http://rodzonline.blogspot.com/
http://rodzonline.blogspot.com/

-----------------------------------

Participe da Comunidade do Orkut Blogs sobre Rock e Cinema:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97308660

Creepshow disse...

Concordo...
Nunca entendi a graça do twitter, mas tenho, não sei porque .. rs

Eu?

Minha foto
Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brazil

::: O que vejo por aí...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO