"Antes de mudar o mundo, mudar a gente. Ajuda pra caramba..." (Renato Russo)

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Seduces Me


Saudações!

Antes de mais nada quero dizer que o último post - "Angel of Secrets" bateu o recorde de comentários do blog desde sua criação. Isso foi motivo de satisfação porque, na minha opinião ele também foi um dos melhores posts desde a criação deste meu canto.

Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa. A Mariana em seu blog "Além daqui" fez um post sobre um assunto que geralmente chama atenção de todos: Sedução!. Como não podia deixar de ser, postei o meu comentário. Bom, como não sou famoso pelo meu "jeitinho humilde" e nem ligo pra isso (rsrs) decidi continuar o assunto aqui, postando justamente o meu comentário. Então, na íntegra segue:

Sedução...

Eu particularmente encaro a Sedução como uma ciência social. Ela não abrange apenas o contato com o sexo oposto. Ela é a manifestação do poder de persuasão que alguns carregam consigo. São os sedutores...

O estudioso Mistery costuma separar os indivíduos persuasivos em dois grupos: os conquistadores e os sedutores. Ambos agem na sutileza. Os Conquistadores atuam de forma a despertar as emoções das pessoas. Eles subentendem que a emoção já “está ali”, bastando, pois, ter o talento para despertá-la. Mistery, no entanto, coloca os Sedutores numa posição menos nobre. Segundo ele, sedutores são pessoas capazes de forjar sentimentos. Numa interação social o sedutor se concentrará em levar o interlocutor a um estado emocional que o convém. Em suma: o conquistador extrai e o sedutor injeta.

A teoria do Mistery é deveras interessante, mas na minha opinião peca em um ponto: o ser humano quer ser seduzido, quer ser impelido e ao mesmo tempo despertado. Na prática a diferença torna-se extremamente sutil.

Acredito sinceramente que o ser humano, como ser social, deseja estar em contato com o próximo. Isso se estende desde a pré-história. Porém, a estrutura social atual criou um fenômeno interessante: existem àqueles que seduzem e aqueles que esperam ser seduzidos. E estes últimos ainda se dividem em mais dos subgrupos: aqueles que são seduzidos inconscientemente, levados para estados emocionais diversos sem ter controle sobre isso; e aqueles que sabem a situação que se encontram e simplesmente gostam “do jogo”. Gostam de experimentar as várias sensações que o sedutor lhe oferece tendo plena consciência da abordagem. Esses são também sedutores em potencial. (Particularmente, acredito que sejam o tipo mais cruel de sedutor!)

O poder de persuadir alguém, na minha opinião - e aqui não separo os tipos como o Mistery - é um dom. Uma predisposição. Mas, como já afirmei mais acima, a Sedução é uma ciência e ela pode sim, e deve, ser estudada. Mas existem peculiaridades. O ser humano é dotado de pequenos alarmes que soam ao menor sinal de inconsistência de ações, ou de originalidade duvidosa. Em outras palavras, um estudioso do assunto com pouca predisposição corre o risco de ser tido como “canalha” ou até mesmo um “canastrão”. Em outro extremo, a predisposição aliada ao estudo do assunto garante um poder social considerável ao sedutor. E, como nas outras ciências, é a experimentação constante que trará resultados mais satisfatórios. E ainda temos o caso da predisposição sem estudo. O indivíduo tem um dom pra persuasão, mas não tem a consciência de tê-lo. Ele muito provavelmente vai ser um indivíduo muito simpático, rodeado de amigos e que não consegue entender porque, de vez em quando, acontece daquela mulher maravilhosa que o seu “amigo pegador” azarou a noite inteira ficar interessada por ele, ao invés do amigo.

Falando um pouco mais particularmente sobre o assunto, acho o processo constante de persuadir e ser persuadido um dos mais prazerosos da vida social. É o famigerado flerte. Confesso achar excitante o jogo de despertar/introduzir emoções. Observar. Enxergar a mudança de postura. Perceber todo o espectro que se estendeu desde o primeiro “oi” até o beijo, ou além. Aqui são os meios que justificam os fins. Vale, no entanto, ressaltar, que não tenho aqui a menor intenção de me expor como um “sedutor” em potencial, embora, como um estudioso das relações humanas e indivíduo social, deva admitir que o assunto me interessa ao ponto de ter lido 10 ou 15 páginas sobre ele.

E acho que todos deveriam fazê-lo. A persuasão muitas vezes é erroneamente comparada à manipulação inescrupulosa. Nada mais longe da verdade. Aqui desconsiderando alguns casos particulares. O indivíduo persuasivo não será necessariamente um manipulador, embora tenha capacidade de o ser. Ele se limitará a expor suas opiniões de forma segura, convincente e, também, “persuasiva”. Não espera necessariamente que caiam na sua lábia. Aliás, essa, acredito, é a verdadeira postura do verdadeiro sedutor: jamais demonstrar ou querer demonstrar que o seja. Para o sedutor as coisas acontecem de forma externa a ele. Ele é como o inconsciente feminino que procura sempre uma explicação interna para não se sentir culpada.

E finalmente, sim, os sedutores, verdadeiros sedutores, querem constantemente surpreender-se com “o outro lado da mesa”. Ele clama pela inteligência sagaz e persuasiva. Ele quer ser seduzido. Ele é como um jogador de xadrez que não ver graça no xeque-mate da rainha e bispo nas primeiras jogadas.

O sedutor é exatamente isso, um bom jogador que vaga em busca de outros bons jogadores.

Onde foi que aprendi isso? Não sei dizer...talvez tenha sido por aí em 10 ou 15 páginas...

Segue abaixo um texto escrito e postado pela Mariana. Um texto que eu queria ter escrito

Pensamentos

Não vou te seduzir porque você me olha. Não vou te seduzir porque é você quem está aqui! Te seduzo porque é de minha natureza, é instintivo, é espontâneo! Te seduzo, e você sabe disso; se não soubesse,não teria esse sorriso malicioso nos lábios. Te seduzo e você quer isso, se não nem permaneceria aqui, diante de mim, esperando o próximo flerte!

(Mariana Oliveira)

Até a Próxima!

Pensamento do Dia: "Qual é o seu Signo?" (Luciana Santos)

Foto: Conde Casa Nova - O maior Sedutor da História

Ouvindo: "Old Love" - E. Clapton Unplugged

2 Comentários:

Mari(ana) disse...

Cada vez mais surpreendente! O_O
É por isso que eu adooooooooro vir aqui! Vc consegue estimular quem vem aqui a pensar, a refletir, a discordar...a fazer qualquer coisa com essa massa cizenta que temos dentro de nossas caixas cranianas!!!
Deveria ser algo feito por mto mais gente!

Mas vamos aos comentários sobre o texto!
Não sabia dessa distinção de sedutor e conquistador. Eu tenho cá pra mim que um sedutor pode ser um conquistador e um conquistador pode ser um sedutor. Alguém que realmente é bom no que faz, mexe com o desejo de instigar e ser instigado e ponto final!
O linha limítrofe entre o canastrão e/ou cafagente e os sedutores é tênue,mas perceptível! Tem aqueles que forçam a barra...como o exemplo citado no texto. Alguém pode azarar a noite toda uma garota... e não conseguir nada! Usando dos seus artifícios mais artificais!!!rs Enquanto o amigo mtas vezes tímido e recluso, consegue instigar mais a garota,mesmo que não fale um piu!!! Ela pergunta "quem é o teu amigo que tá ali?" Já com um sorriso nos lábios, sem saber mto bem pq o faz!
Vai saber...entender a mente humana é algo que gosto de tenta-lo. Mas não é mto difícil de saber porque os sedutores conseguem isso.
Mostram sem mostrar,dizem sem dizer, agem sem agir, induzem sem induzir!!! É td mto subjetivo!!!
Eu adooooooro isso!

Mais uma vez, parabéns pelo texto...está lindo!!!
E parabéns pelo record de comentários!
Eu já disse que ler este blog regularmente é botar a cabeça pra funcionar um pouquinho além!
Gostei de participar ativamente para a criação desse tópico! Espero que seja o primeiro de muito outros intrigantes que venham a ser redigidos!!! Rebatidos...comentados...
discutidos!!!

Enfim!!!

PARABÉNS!!!

AMEI!!!!

KnY!

Mari(ana)

Maiana Muzitano disse...

Nao tenho mt tempo pra falar aqui, ate pq nao falaria mt...

eu gostei do que a Mariana escreveu e como vc tb gostaria de ter escrito.

concordo que o sedutor tb quer ser seduzido...
:* eum.

Eu?

Minha foto
Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brazil

::: O que vejo por aí...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO