"Antes de mudar o mundo, mudar a gente. Ajuda pra caramba..." (Renato Russo)

terça-feira, 10 de junho de 2008

Chá da Madrugada

Oi Oi!

Tudo bem do lado daí? Espero que sim. Escrevo isso no “zumbi mode”. Acabei de acordar...Dormi desde que cheguei do trabalho e acordei praticamente na hora do filme da Globo – “A Lenda do Zorro” – para quem não viu. No final do filme acabei dormindo novamente e agora estou aqui com a sensação de que só voltarei a dormir praticamente na hora de acordar pra ir trabalhar. Enfim, imagino que ninguém esteja interessado em saber disso. Pois bem, falemos de coisas mais produtivas (ou não).

Sabe aquela coisa de “nunca é tarde pra começar?” Então.

De alguns poucos meses pra cá estou a mania de pegar uma música antiga da qual tenha gostado muito e pesquisar sobre mais trabalhos dos artistas. Isso graças a Internet, é claro.

Dentre estas minhas procuras, três descobertas mereceram destaque: B.B King (Blues), The Doors (Rock) e Pink Floyd (também, Rock). Destes, o Pink Floyd era o que eu conhecia mais, embora ainda estivesse no esquema “Dark Side of the Moon + Another Break in the Wall + Wish you where here + 1d6 canções avulsas”.

Qual foi minha surpresa quando descobri que várias canções, principalmente dos três supracitados, são melhores do que as que viraram “hits”. Aliás, isso não é muito comum de acontecer, que o diga Los Hermanos com “Ana Júlia”.

Então fique a dica: pegue aquela canção que você adora, mas que não lembra o nome do artista e pesquise mais sobre ele. Você pode ter uma ótima surpresa.

Mudando de assunto, mas nem tanto, estava prestando atenção numa canção do Pink Floyd - Comfortably Numb (posto a tradução no final do post) – e me deu vontade de refletir um pouco mais sobre a questão:

O que você costuma fazer quando está triste? Costuma funcionar?

Divida sua receita conosco, de repente pode ser de grande utilidade para os demais.

Um dia desses, por exemplo, estava conversando com uma amiga que, como eu, também tem o costume de tentar entender melhor a cabeça daqueles que a cercam. Com um mínimo de dicas (na época era apenas nossa 2º conversa), ela fez uma boa análise de como lido com minha própria tristeza. Breve, porém certeira. Com os comentários, senhorita Harielly.

Eu tenho certeza que você escreve... mas isso também vai depender muito da sua fase porque com certeza várias vezes a sua saída foi passar esses momentos com conversas triviais com amigos ou ouvindo musica... mas que de nada ajudaram, retornando você à necessidade escrever algo que deixe sua mente ocupada, aliviada, como forma de refugio.”

Então é isso, aguardo suas opiniões a cerca de suas próprias tristezas. Segue então a tradução de Comfortably Numb e também um texto que escrevi já há algum tempo mas que traduz bastante o meu estado neste momento (às 4 da manhã)

Até breve

Comfortably Numb

(Confortavelmente Entorpecido)

Olá?
Tem alguém aí dentro?
Acena se me puderes ouvir
Tem alguém em casa?
Vamos lá,
Ouvi dizer que te sentes para baixo
Bom, eu posso aliviar a tua dor
Por-te de pé novamente

Relaxa
Eu preciso de algumas informações primeiro
Apenas coisas básicas
Podes me dizer onde dói?

Não há dor, estás equivocado
Um navio distante fumega no horizonte
Só chegas a mim por ondas
Os teus lábios movem-se mas
Não consigo ouvir o que dizes
Quando eu era criança eu tive uma febre
As minhas mãos caíram como dois balões
Agora eu tenho essa sensação novamente
Não consigo explicar, não entenderías
Eu não sou assim
Eu tornei-me confortavelmente entorpecido

Tudo bem
Apenas uma picadinha
Não haverá mais... aaaaaahhhhh!
Mas poderás sentir-te enjoado
Consegues te levantar?
Parece que está a dar resultado. ótimo.
Isso far-te-á aguentar o espetáculo
Vamos, está na hora de ir

Não há dor, estás equivocado
Um navio distante fumega no horizonte
Só chegas a mim por ondas
Os teus lábios movem-se mas
Não consigo ouvir o que dizes
Quando eu era criança eu apanhei um fugaz olhar
Pelo canto do meu olho
Virei-me para olhar mas já tinha sumido
Eu não mais tocá-lo com o meu dedo
A criança cresceu, o sonho acabou
Eu me tornei
confortavelmente entorpecido

Ataque Furtivo

Eu não sei ao certo o que se passa com meu corpo
Quando vítima desejosa de suas carícias
Estremece ao fitar suas palavras
Que percorrem capazes de tocar

O passeio ardente dessas unhas fartas
Saciando a sede de meus flancos
Não tardando em fazer prévia
A dor que é estar longe de você

Angustia eterna de te ter aqui comigo
Quando encontra a minha boca com seus lábios
Invadindo o paladar com seu sabor
E o céu com sua furtiva língua

O sal, o Sol e o lençol acomodam as nuances do prazer
Prazer do Tempo desejado que oferece
Uma parcela a mais de tempo que permita
Que tudo seja novamente apenas eu e você.

(Igor André)

Pensamento do Dia: Cristo chegou ao Hotel, ofereceu 3 pregos e perguntou: "podem me aceitar por pelo menos esta noite?" (James O´Barr - The Crow)

Foto: O Corvo - Montagem no Photohop

Ouvindo: Comfortably Numb - Pink Floyd

1 Comentário:

Mari(ana) disse...

O q eu faço quando estou triste...
Tenho duas posturas, bem diferentes uma da outra.
Se a tristeza toca profundamente,eu vou até o fundo do poço pra depois reerguer-me renovada! Me isolo, não expresso um sinal de sorriso, até entender pq estou triste daquele jeito e tento arrancar a raiz do problema.
Se a tristeza não toca tão profundamente,tento fazer algo q me agrade: conversar,dançar,cantar...escrever! Nem q eu não exponha a ninguém...

Enfim... confesso q são raros os momentos de tristeza, ainda bem! Mas quando vêm, acabam arrasando de certa forma.

...
Gosto de fazer isso q vc faz com as músicas. Outro dia escutei uma música q achei mto lindinha, dos anos 60. "you are my sunshine"... é mto simples mas mto lindinha!
hehehehe Sei q não tem mto a ver com a temática, mas está valendo.

... Estou começando a acreditar q vc não é tão difícil de ser decifrado,mocinho...hehehe ou então, atrai pessoas q saibam decifrar. Ou se deixe decifrar por elas... são 3 possibilidades, mas acredito na mescla de 2 das citadas!

Beijos nossos!!!

Adoro-te!!!

Eu?

Minha foto
Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brazil

::: O que vejo por aí...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO