"Antes de mudar o mundo, mudar a gente. Ajuda pra caramba..." (Renato Russo)

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Atire a Primeira Pedra...

Aloha!

Falemos de Pecado. Ontem na Faculdade (História, para quem não sabe) foi proposto pelo Professor João Gilberto – História da Cultura e Sociedade – que criássemos um texto com base no livro O Pecado e o Medo de Jean Delumeau. A estrutura da atividade era simples: tomar como base passagens do texto de Delumeau e refletir sobre nossa própria concepção sobre Pecado.

Preferi não expor minha opinião particular sobre o assunto. Achei por melhor me ater à historicidade do assunto - Pecado – e concluir meu raciocínio mencionando como, em meu ponto de vista, o Pecado deveria ser encarado pelo Homem ocidental

Abaixo segue o meu trabalho na íntegra. Será que alguém se expõe a cerca de seus próximos pensamentos sobre o tema? Espero que sim

Como Encontrar o meu próprio Pecado

O texto de Delumeau é um convite à leitura, pois já nas primeiras linhas se adianta em revelar ao leitor as várias vertentes do conceito de “Pecado” observadas através da História.

O Catolicismo, com base nos valores do Cristianismo, se empenha desde a Idade Média em traçar valores de virtudes pelos quais o ser humano será capaz de alcançar o Reino dos Céus após a sua morte. Em contrapartida às virtudes foi criada a idéia de “pecado”, que seriam, a grosso modo, ações causadas pelo Homem que o afastaria do caminho da salvação da alma. Desde então, diversos estudiosos, quase sempre ligados à Igreja, empenharam-se em estudar melhor o assunto afim, e somente afim, de traçar regras sobre como o Homem, aspirante à salvação, deveria viver segundo a vontade de Deus.

Pois bem. O que podemos observar através da História, e que se torna claro no texto de Delumeau, foi o número cada vez maior de pecados sendo acrescentados na vasta lista até um ponto em que coloca o Homem na invariável posição de pecador.

O “Homem pecador”, desde então, passou a viver numa eterna paranóia entre pecado-penitência, tornando-o cada vez mais dependente das leis cristãs, veiculadas pela Igreja Católica e, posteriormente por outras religiões ocidentais, pelo medo do castigo divino que o condenaria a viver em eterno sofrimento após sua morte. A paranóia torna-se cíclica, de fuga impossível, quando impede o Homem de alcançar a virtude de outra forma que não sob os desígnios de Deus através de sua palavra, a Bíblia, e da Igreja uma vez que, segundo a “Palavra”, o Homem já nasce pecador por ter sido concebido em pecado e se mesmo assim praticar uma vida moderada sob os desígnios da Palavra a ponto de se julgar virtuoso, ele automaticamente o deixa de ser, pois estaria pecando por Orgulho.

Tais paradoxos foram de extrema crueldade para o homem social que, buscando a redenção através dos desígnios da Igreja e da Bíblia, começou a se afastar desde então da busca do seu próprio caminho e verdade; de sua busca pela própria felicidade, uma vez que o que ele julga prazeroso é julgado como sendo pecado pela Sociedade cristã que o cerca.

Esta realidade alarmante alcança os dias de hoje, em detrimento da suposta idéia de liberdade de expressão e de credo, formando gerações de “novos pecadores” que são impedidos de buscarem a própria verdade pela pressão social que sofre por não viverem sob a “Palavra de Deus”, palavra esta que desde sempre foi escrita, interpretada e falada através dos homens.

Privo-me aqui de expor a minha idéia sobre o pecado e a virtude, mas peço licença para terminar com duas citações que, julgo, lidam muito bem com o tema abordado ao passo que aconselham o Homem a viverem sob uma verdade achada por ele mesmo, afinal “[o Homem] ‘sozinho’ já é completo e poderoso, existe um lugar onde é impossível que qualquer poder se infiltre. Ninguém roubar o que está dentro do coração, da mente e da alma. Ter calma é bom, mas ter muita calma é perigoso. Muitos esperam muito tempo por um sinal misterioso que os guie do mal para o bem, mas às vezes o sinal vêm” 1

Por fim, acredito que todo o ser humano deveria estruturar suas próprias crenças. Como diz o Buarque, “inventar o próprio pecado e morrer do próprio veneno”.2

1 – Gabriel, o Pensador, trecho retirado da música “Dentro de Você”, álbum “Ainda é só o Começo”;

2 – Chico Buarque de Holanda, trecho retirado da música “Cálice”, álbum “Chico Buarque – Perfil”

Até Breve

Pensamento do Dia:
"Não deixe sua onde passar, não deixe sua vida passar. É um mar que tem ondas pra todos, mas não deixe ninguem dominar a sua!" (Gabriel, o Pensador)

Foto: Pecado Original

Ouvindo: Octavo Dia - Shakira

1 Comentário:

Mari(ana) disse...

Fabuloso!Adorei!!!!
Você escreve brilhantemente bem! Adoro seus textos!!!

Tenho minha própria concepção de pecado. Aliás, pra mim pecado não existe. rs

Até hoje eu não consigo entender como tais regras podem ter sido tão preconceituosas, tão baixas, vis!!!

Um vez estava conversando com uma amiga muito religiosa. E ela comentava sobre um colega que se assumia gay.
E ela falava que Deus não gosta disso. Q fez o homem e a mulher pra casarem abençoados por Ele e terem filhos sob sua benção. E não homem com homem,nem mulher com mulher.
Que todos estavam cometendo pecados gravíssimos.
E eu perguntei pra ela: Entre um assassino e um gay, quem vai pro "céu"?
E ela disse que se o assassino se arrependesse do crime,ele poderia ir pro céu,mas o gay não,pq é uma condição que ele sempre vai carregar com ele.
Eu fiquei abismada com o q ela me disse. Fiquei tão revoltada e comecei a questionar :" E um assassino em série, um estuprador? Vão pro céu se se arrependerem?"
Sei que aquilo era algo que havia sido colocada na cabeça dessa minha amiga, mas é impressionante como essa idéia de pecado é falha demais!

Outro dia, não me recordo bem quando, lembro-me de ter ouvido no rádio que novos pecados haviam sido agregados aos já deturpados antigos: internet é pecado!
Então peco diariamente! Pq todo dia estou aqui!
Não dá vontade de mandar esse povo procurar o que fazer! Vai ver a questão da fome no mundo, como ajudar na subsistência de famílias pobres, cuidar dos doentes, vá praticar a 'caridade'. Vá ser a mão de Deus [tão defendido] ajudando o próximo,e não privando-o de viver a própria vida!

O cúmulo do abuso vem quando falam que não se pode ter sexo antes do casamento. Não é safadeza, pouca-sem-vergonhice, mas acredito que somos obras divinas, e nos foi dado o livre arbítrio pra poder seguir nossos caminhos, acredito que podemos definir aquilo que é melhor pra nós.
Dizer que já nascemos impuros pq fomos concebidos de forma suja, é loucura!
Os homens são divinos, a terra, o amor, o sexo, a água, o alimento...a vida é divina!
O divino tbm se manifesta não só através da ordem... mas tbm do caos!
Eternos ciclos... eternas formas de viver!

Não serão homens com anéis de ouro e pedras preciosas, enquanto milhares morrem de fome, que me dirão o q devo ou não fazer da minha vida!

Ai...escrevi!

Até breve!

KnY!!!

Eu?

Minha foto
Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brazil

::: O que vejo por aí...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO