"Antes de mudar o mundo, mudar a gente. Ajuda pra caramba..." (Renato Russo)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Tem Certeza?


Holla Holla!!!

Antes de mais nada, já vou pedindo desculpas para os que acompanham o Ordem mais de perto. Gostaria de poder me dedicar um pouco mais a este canto que tanto prezo, mas o lado profissional tem exigido muito deste que vos fala. Mas estou certo de que as coisas vão melhorar.

E por falar em “estou certo”, quantas vezes você já ouviu a expressão “com certeza”?

E quantas vezes a pessoa não estava lá realmente certa mesmo afirmando o contrário?


As várias definições de certeza segundo o Dicionário Aurélio se resumem a “coisa certa” e “conhecimento exato”. E essas afirmações são mais que suficientes para revelar o quanto pode ser perigoso afirmar que se “tem certeza” de algo.

Claro que a dita certeza pode ser encarada subjetivamente como o Amor ou Ódio muitas vezes o é. E realmente é encarada dessa forma. Do contrário não existiria a tão popular expressão certeza absoluta. Certeza absoluta seria pleonasmo não fosse a subjetividade à cerca da certeza.

Mas então por que afinal ficar trocando em miúdos algo tão óbvio?>

Tá, confesso, não me levem a mal, mas esse post é mais um desabafo. Tipo assim, eu realmente acredito na certeza alheia a ponto de me questionar sobre algo que para mim era certo até ser extirpado por uma afirmação contrária. E se tem algo que me deixa realmente puto da vida é alguém afirmar algo “com certeza” e depois voltar atrás.

Exemplo? Achei que não iam pedir...

Imagine-se em um bar com amigos. Um deles vai ao banheiro e quando volta...

“Ué, cadê meu dinheiro?”.

O silêncio desce implacável e é cortado por aquele mais observador que retruca:

“Cara, eu não vi você botando dinheiro nenhum em cima da mesa...

Quando todos já respiram o alívio pós-tensão vem aquela...

“Tenho certeza que deixei aqui quando levantei para ir ao banheiro..

Pronto. Todos começam uma procura incansável atrás dos níqueis perdidos enquanto cada minuto que passa faz com que se comece a desconfiar de alguma “pegadinha do malandro” por parte de algum gaiato ou até mesmo de roubo, principalmente se houver alguém com menos intimidade na mesa até então. E quando a tensão esquenta a cerveja, gela o estômago e deixa todo mundo querendo fazer rateio para apaziguar o clima...

Ih...oi dinheiro tá aqui no meu bolso” (sorriso amarelo).

Como se não bastasse, durante as galhofas e fanfarras o filho da puta solta a pérola máxima:

“Mas eu tinha certeza que havia deixado o dinheiro aqui na mesa...”

Porra...que certeza de merda é essa?!!! Não sei como vocês lidariam (ou lidam) com esse tipo de situação – que eu já vi em todos os lugares. Eu realmente fico puto. Porque não dizer, sei lá, “podia jurar que deixei o dinheiro em cima da mesa” ou “vocês viram se quando eu saí eu deixei um dinheiro aqui?

Mas não, afirma “com certeza” que deixou o dinheiro, colocando todos em uma situação constrangedora...

Como disse o sábio Aurélio, a certeza é algo objetivo, indiscutível, simplesmente, certo! A certeza é a verdade. Ponto. Não existem duas certezas sobre nada. Portanto, quando se afirma certeza sobre algo, implicitamente se está negando qualquer tentativa de argumentação a cerca daquele assunto ou situação.

Aposto que se você é do tipo que afirma falsas certezas nunca havia parado para pensar por este prisma, não é verdade? Ah, você parou e mesmo assim afirma? Você merece uma surra de gato morto. ¬¬

Sei que nada sei”. Você já deve ter ouvido essa frase. A idéia de Sócrates sintetiza perfeitamente o que quero dizer. Ao proferi-la, o filósofo se colocou voluntariamente em uma posição de ignorância em oposição diretas aos outros filósofos que se consideravam detentores do Saber. Ou seja, que afirmavam as coisas “com certeza”. E como se diz por aí, é próprio dos sábios mudar de idéia. E quem afirma ter certeza de algo, fatalmente conclui que não existe nada a mais pra apreender sobre o mesmo.

E então...É melhor ser um sábio que nada sabe ou um ignorante que “sabe” tudo?

Pense nisso...

Importante: esse artigo não teve por objetivo criticar diretamente nenhuma vertente de pensamento. Qualquer semelhança com a postura de certos líderes religiosos e alguns seus seguidores, assim como alguns chefes de Estado ou de departamentos pode vir a ser mera coincidência, mas não tenho certeza...

Até!

3 Comentários:

Beta disse...

Caralho Igor... vai se fuder!
Aonde você aprendeu a escrever assim? A pensar assim? A se expressar assim?

Comigo não foi... "com certeza"!
Mas, eu ESTOU CERTA de que sempre posso aprender muito contigo.

Muito bom esse seu texto. Certamente tomarei mais cuidado ao utilizar essa expressão. Obrigada por isso.

Não suma por tanto tempo. Seus seguidores (me incluo nessa) sentem falta de te ler.

Beijão.

http://janeladecima.wordpress.com/

Mari(ana) disse...

É ja vivi várias situações como essa... é realmente mto complicado.
...
Mas sim, pensarei antes de dizer com certeza em situações onde um chopp pode perder totalmente a graça xD
kkkkkkkk
to brincando... mas é sério!

;)

Marie Curie disse...

Putz cara, com certeza! Estou certa que esse é um post interessante, kkkkkkk

Brincadeira, bjus!

Eu?

Minha foto
Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brazil

::: O que vejo por aí...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO